Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que uma escola de idiomas precisa ter para ser realmente eficaz?


Bruno Coriolano de Almeida Costa.


Esse texto tem como objetivo ser mais dinâmico e ultrapassar a simples mensagem no papel, mais além, ele tem como objetivo estimular seu leitor e ir bem mais além: procurar sua veracidade posta em prática. Portanto, ao terminar esse texto você será capaz de pensar criticamente sobre as práticas de ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira, no inglês, English as a Foreign Language – EFL.
Uma escola de línguas não precisar ficar apenas no livro, entre as suas próprias paredes. Muito mais do que isso, uma boa escola tenta criar um ambiente lúdico e estimulante para que os alunos possam colocar em prática aquilo que estão aprendendo. Indo ainda mais além, eles, os alunos, precisam comprovar, pela experimentação, a eficácia daquilo que eles se propuseram a fazer: estudar e aprender uma língua estrangeira.
O simples fato de falar não constitui nenhuma verdade. Nós não estamos aqui apenas apontando o que acreditamos ser a maneira mais eficaz de ensinar uma língua estrangeira, mas estamos demonstrando de forma prática a forma que a literatura especializada e os eruditos no assunto já fizeram antes.
Você faz todo um ritual ao acordar pela manhã depois de uma noite merecida de sono (você acorda, vai ao banheiro, escova seus dentes, toma um banho, toma o café da manhã e etc e não necessariamente nessa ordem). Da mesma forma é quando você se propõe a estudar uma língua. Depois de observar o que foi estudado, chega o momento de colocar em prática um pouco do que você vai precisar para obter sucesso na comunicação.
Um primeiro exemplo prático é colocar os alunos para falarem algo sobre suas próprias vidas, experiências... Isso fará com que eles se sintam mais a vontade para futuras atividades onde eles precisarão “correr mais risco” para poder obter a fluência.

ESSE PRIMEIRO VÍDEO É COM ALUNOS DO NÍVEL UM (STARTER) DA ESCOLA SENAC DE IDIOMAS.
ESSE SEGUNDO VÍDEO VAI ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE AULA E O TEXTO FOI FEITO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS DO NÍVEL TRÊS (PRE-INTERMEDIATE) DA MESMA ESCOLA.

ESSE VÍDEO FOI FEITO COM OS ALUNOS DO NÍVEL DOIS (ELEMENTARY). OS MESMOS PRATICAM O “PAST SIMPLE” FALANDO DE COISAS QUE FIZERAM ONTEM “YESTERDAY”.


Nenhum comentário: