Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

quarta-feira, 13 de julho de 2011

[CULTURA] Rabiscos sobre as culturas dos países de Língua Inglesa: Saint Patrick’s Day.


Bruno Coriolano de Almeida Costa



Que todos os povos carregam consigo todo um complexo de línguas, crenças, artes, moral, leis, costumes isso é sabido. O que todos nós temos, sem dúvida alguma, é um determinado tipo de cultura. Mesmo que esse conceito de cultura possa variar, horas usado até de forma pejorativa, nós, seres humanos, carregamos verdadeiros tesouros que atravessam gerações. Quando se trata de aprender outro idioma, nós temos o contato direto com diversas formas de culturas diferentes. Seja por meio do livro didático ou da influencia que o professor pode ter recebido por ter vivido no país onde se fala a língua ensinada como idioma oficial. De uma forma ou de outra, nós estamos constantemente expostos às novas descobertas provenientes do constante contato com culturas distintas.

Não falo aqui de aceitar cegamente o que vem de fora, o que vem do outro. Descrevo a ótima oportunidade que temos de desfrutar de uma viagem através da cultura, do enriquecimento lícito. Quem não gosta de aprender? De ter a sensação de engrandecimento diante de uma descoberta? É nesse contexto que entra outra vantagem de aprender uma nova língua: quando você estuda uma nova língua, você aprende sempre um pouco da sua cultura também.

O ponto cultural em questão é celebrado especialmente em países de língua inglesa. Estamos falando do dia se São patrício (Saint Patrick’s Day). Trata-se de uma referencia à um dos padroeiros da Irlanda. Acontece no dia 17 de março todos os anos. É um dia onde todas as pessoas se vestem de verde e fazem comemorações em uma longa caminhada festiva. Começou timidamente, apenas como festival da cerveja, mas gradativamente, se tornou grande. Em Dublin, capital do país, acontece um grande desfile de carnaval e festas noite à dentro.  As crianças em idade escolar ainda hoje seguem a tradição e beliscam as que não estão usando alguma peça de roupa verde no dia de São Patrício.

Diz-se que Patrício usava um trevo de três folhas para explicar a santíssima trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Pouco se tem certeza sobre a vida desse homem, mas dizem que era de origem romana e que teria sido raptado por piratas irlandeses e assim, levado para a ilha. Depois de algum tempo, tivera uma visão onde Deus dizia que fugisse para o litoral para poder se tornar padre para a evangelização dos irlandeses. O método utilizado por ele era o uso do trevo de três folhas, como dito anteriormente. Por isso um dos símbolos da Irlanda é o tal trevo. Depois de cerca de trinta anos de evangelização, Patrício teria falecido em um dia 17 de março, dando origem ai ao dia de São Patrício posteriormente.

         Uma curiosidade a respeito desse feriado é a cor. No início a cor que era associada ao São Patrício era o azul. Depois de uma manifestação dos soldados irlandeses, onde os mesmos se trajaram de verde acreditando que a cor traria sorte.  A verdade é que o Saint Patrick’s Day está para a Irlanda, assim como o carnaval está para o Brasil. 

Nenhum comentário: