Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

[Notícias relacionadas] Universidades de São Paulo tornam inglês língua 'oficial'.

Aulas ou seminários em inglês, sem tradução, em diferentes áreas do ensino universitário – como agronegócio, química e odontologia.

O cenário poderia ser uma universidade dos EUA ou da Europa, mas não é.
Instituições do interior do Estado de São Paulo têm ampliado suas ofertas com língua estrangeira. O objetivo é enriquecer o currículo dos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho.

Na FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), da USP de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), a disciplina agrobusiness é um dos exemplos. Até o professor Marcos Fava Neves se surpreende com o resultado. "É um ambiente rico. Não sonhava ver isso tão cedo na USP", diz.

A aula atrai alunos outros cursos, como química e farmácia. A opinião dos "forasteiros" amplia o debate.


"Na aula de agrobusiness, vimos que os estrangeiros têm uma visão mais protecionista das coisas deles e preocupada com a sustentabilidade", afirma Fava Neves.

Há até turmas com predomínio de estrangeiros. É o caso da aula de gerência e promoções de vendas, também da administração.

Única brasileira, Marcela Zucherato, 23, convive com colegas de culturas bem distintas, como Teemy Nyyssonen, 23, da Finlândia, e Juan Ortiz, 21, da Colômbia.
No curso de relações internacionais da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Franca, os alunos se preparam o ano inteiro para simular um congresso da ONU.

Eles se tornam delegados de países. Algumas das "rodadas de negociações" são em inglês. "A experiência ajuda não só a dominar a língua mas a aprender a negociar", diz o professor Marcelo Passini Mariano, coordenador do Gepezoi, grupo que organiza as simulações.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/909675-universidades-de-sao-paulo-tornam-ingles-lingua-oficial.shtml

2 comentários:

Unknown disse...

muito legal seu blog, adoro a lingua inglesa, só é um pouco dificil para mim! rs

Maria Clara Torquato disse...

Muito boa essa iniciativa...Seria interessante a implantação em todos os cursos universitários pelo menos em uma disciplina que utilizasse do ingles....