Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Quem tem medo da entrevista em inglês?


Pesquisa de consultoria internacional de RH mostra que apenas um terço dos executivos brasileiros domina o idioma. Limitação pode ser fatal em processos seletivos

Imagem meramente ilustrativa


Onde existir informação ou noticia referente à língua inglesa, lá estaremos para trazer esse conhecimento aos seguidores do blog. Aqui segue uma rápida reportagem retirada do site da revista VOCÊ/SA. Deixo claro que as informações contidas na mesma não refletem a opinião desse blogueiro.

Você está preparado para uma entrevista em inglês? Apesar dos avanços, uma parcela ainda pequena de executivos brasileiros domina bem o idioma. É o que mostra uma pesquisa da consultoria de recursos humanos Michael Page. Segundo o estudo, só 33% dos profissionais do Brasil consegue se comunicar com desenvoltura em inglês, um índice que nos coloca atrás do México, Argentina e Chile. O levantamento da Michael Page mostra que nesses países a fluência dos executivos é de 52%, 49%, 46%, respectivamente.

Para o consultor de RH Rogério Sepa, da DBM, em longo prazo essa limitação complica o avanço na carreira. Porém, enfrentar uma entrevista em outro idioma não é um bicho de sete cabeças. Um dos tabus dessa etapa do processo seletivo é a exigência do nível de inglês acima da real função do candidato. "Isso acontece em algumas empresas porque o contratante quer testar o profissional já pensando em um futuro plano de carreira", esclarece. Infelizmente, diz Sepa, muitos desistem da vaga, mesmo quando a avaliação não é eliminatória. "Não percebem que o teste serve como aferição do nível atual de inglês. Algo que pode ser otimizado posteriormente até com incentivo da própria companhia", explica o consultor.


CURSO NO EXTERIOR AJUDA A SE COMUNICAR


Outros elementos prejudiciais são a timidez e a mania de perfeição dos executivos.
Para Rogério, há candidatos preparados que congelam na conversação. "Existe timidez e um medo enorme de cometer erros". Segundo o consultor, um concorrente comunicativo, mas com nível inferior de inglês, tem a chance de levar vantagem nas entrevistas. "Ele mostrará que sabe se expressar de forma segura e eficiente", esclarece.

De acordo com Rogério, uma das melhores maneiras de tirar as travas é através de cursos no exterior. Ao se comunicar em inglês num ambiente descontraído, de forma leve e prazerosa, o estudante é capaz de amenizar a timidez e o perfeccionismo. "O executivo observa que seus colegas também têm limitações e ganhará mais autoconfiança nos próximos processos", completa.

FONTE: Site da revista VOCÊ/SA. Data de acesso: 18/11/11.

Um comentário:

Andy A. disse...

Sei apenas um pouco de inglês , o básico e imagino uma entrevista em in inglês ... tenso .
http://andyantunes.blogspot.com/