Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CULTURA DO MUNDO ANGLO-SAXÃO: PANCAKE TUESDAY.



No dia 21 de fevereiro foi celebrado com alegria na Irlanda o Pancake Tuesday, um dia dedicado para se entregar aos prazeres da gula com panquecas!


A celebração tem origem religiosa e ocorre no último dia antes da quaresma, um período de preparação para a Páscoa entre a quarta-feira de cinzas até a sexta-feira santa. A quaresma é praticada pelos cristãos e é dedicada à reflexão, oração e penitência, esta normalmente em forma de jejum. De acordo com o a igreja é proposto que as pessoas se privem de algo que gostem muito ou que abram mão dos maus hábitos como fumar, comer muitos doces, etc. Tendo em vista este longo período de sacrifício, é possível entender porque existem celebrações que o antecedem.


Enquanto no Brasil temos o Carnaval, na Irlanda (e na Inglaterra também) se celebra a Pancake Tuesday, ou seja, a Terça-feira da Panqueca. A Pancake Tuesday é um dia dedicado para se deliciar com panquecas e também evitar a tentação utilizando todos os ingredientes que não podem ser consumidos durante a quaresma, como por exemplo, manteiga, farinha e ovos – itens básicos em qualquer panqueca – doce ou salgada.


A Pancake Tuesday também é chamada de Shrove Tuesday, que vem do verbo to shrive, que quer dizer confessar. Na Idade Média as pessoas costumavam confessar seus pecados durante a terça-feira para poderem entrar no período de quaresma já perdoadas por seus pecados. Mesmo tendo origem religiosa a Pancake Tuesday já se tornou tão conhecida que sua celebração é feita mesmo por aqueles que não seguem tradições religiosas.


Segue um vídeo explicando como fazer uma boa Panqueca:




Fonte: VidanaIrlanda. 

Um comentário:

Rômulo Wagner Ribeiro disse...

There is a blog called DRIeverywhere, Dri means Adriana. She is a brasilian and lives in London. In her blog, she writes about her travels around the world and about cultures of these countries. There is a post about Shrove Tuesday. link: http://drieverywhere.net/2012/02/21/shrove-tuesday-o-dia-da-panqueca/