Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Muito além de regras gramaticais para falar uma Língua Estrangeira!

Venho defendendo essa ideia (Ler a citação abaixo) aqui há anos. Apenas mostrar a estrutura da Língua (a Gramática Normativa) não torna nenhum aprendiz capaz de usar o idioma, de forma satisfatória, para manter uma comunicação. O que acontece é que no Brasil, ainda estamos engatinhando no ensino de línguas. O mercado está infestado de profissionais que sabem muito da Língua, mas não falam NADA.

O ensino da Língua Estrangeira nesse país ainda precisa passar por diversas modificações para poder ser considerado de boa qualidade. Profissionais excelentes na área são muitos, mas de nada adianta ter mão de obra bem qualificada com um sistema ainda muito tradicionalista. Viva as Abordagens Comunicativas.




"Professores de Idiomas tem a tendência de trabalhar com um conjunto de regras baseadas na língua escrita, na qual a estrutura das orações e sentenças estão claramente definidas. A língua falada, no entanto, apresenta algo bem diferente, e frequentemente contém formas que seriam consideradas agramaticais [incorretas, erradas] na escrita. Esses 'erros' costumam passar despercibos na fala natural [...]" 

Michael McCarthy em Discourse Analysis for Language Teachers, p. 143

Nenhum comentário: