Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PROFISSÃO PROFESSOR: HISTÓRIAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA.





1.      Poderia fazer um breve resumo de sua vida acadêmica e profissional?

Muitos com certeza estranharão, minha formação acadêmica é Administração de Empresas, e também exerço esta profissão. Meu projeto é em 2013 começar a minha segunda graduação, em Letras.

2.   Quando e como decidiu ser professor e Por que escolheu lecionar inglês?

Bom, sempre gostei da língua inglesa, não sei ao certo dizer quando este gosto começou. Talvez influênciado pelas músicas tocadas nos radios, pelos jogos de vídeo game, pelos filmes. Quando adolescente, eu “fazia” um curso de inglês, não era um aluno exemplar, fazia os homeworks 5 minutos antes de começar a aula. Estudei por dois anos e depois parei. Depois de um bom tempo (10 anos) voltei a estudar, mas desta vez com muito mais empenho e dedicação. Um tempo depois de criar o blog, minha esposa que é Pedagoga, me incentivou a procurar escolas de inglês para dar aula. E como eu gosto muito de ajudar as pessoas, acabei me tornando professor de inglês.


3.   Por que você resolveu criar seu blog? De onde veio a ideia?

Após terminar o curso regular de inglês, continuei estudando por conta (alias, durante o curso eu estudava por conta também, lendo muitos livros em inglês, ouvindo vários podcasts, vendo filmes e seriados, tentando ficar em contato com o idioma o máximo possível). O blog foi uma junção de coisas que gosto, tecnologia e inglês. Como eu disse na pergunta anterior, eu gosto muito de ajudar as pessoas, e pensei que criando um blog poderia ajudar muita gente, e também o blog surgiu como “combustivel” para meus estudos, pois, tenho que pesquisar e aprender ainda mais, para não escrever nenhuma besteira. Junto com o blog veio a decisão de prestar o CAE, então o blog serve também como uma preparação para o exame. Estudo para o exame, e aproveito o resultado deste estudo para escrever.

4.   Quais os maiores desafios para alguém que deseja ser professor de inglês na região onde você mora?

Acredito que o maior desafio é encontrar formação de qualidade para exercer a profissão. A questão financeira também é algo que acaba sendo um grande desafio, pois, o ensino de inglês não é muito valorizado.


5.   Quais os planos para o futuro em relação à vida profissional?

Como eu havia respondido anteriormente, em 2013, pretendo iniciar minha segunda graduação, em Letras. Também pretendo em 2013, prestar o exame CAE, de Cambridge. E futuramente, o CPE, TKT, Celta.

6.   Qual a importância de aprender uma língua estrangeira hoje em dia?

Aprender é uma atividade que devemos executar até no nosso último dia de vida. Se há vida, há aprendizagem. Hoje em dia, é mais do que necessário aprender um segundo, terceiro idioma. O mundo está cada vez mais interligado, e muitas oportunidades aparecem para quem se comunica em mais de uma língua. Mas, também existe o enriquecimento culural, intelectual, que uma pessoa conquista ao aprender um novo idioma.


7.   Como é o Danilo Pereira em sala de aula? É difícil ser professor ou você leva numa boa?

Não gosto de parecer distante, como alguém que está ali só para ganhar um dinheirinho. Procuro ser sempre amigo dos meus alunos. Procuro mostrar que me preocupo com o aprendizado de cada um, e tenho auxiliá-los em suas dificuldades. Confesso que sempre a primeira aula de uma turma nova, que não conheço os alunos é um pouco dificil, talvez por não conhecer os alunos. Mas com o passar do tempo, crio um vinculo com eles e acaba tudo bem.


8.   Conte alguma situação inusitada vivida em sala de aula.

A situação mais insuitada até hoje foi em uma das minhas primeiras turmas, no ultimo dia de aula, resolvemos fazer uma festinha com troca de presentes (bombons) e a aluna que me tirou, além de dar o presente que haviamos estipulado, me deu um presente muito especial, me lembrando da minha profissão (vejam a foto com o presente). E o mais marcante foi ela dizer para toda a classe que no primeiro dia de aula, pensou em desistir, achando que a aula seria muito chata, porque o professor parecia chato, mas que com o passar do tempo, ela mudou totalmente a opinião dela, e o presente foi uma forma de demonstrar o quanto ela tinha gostado de passar aquele semestre estudando inglês. Para mim, foi uma prova de que fiz uma escolha certa, ser PROFESSOR!



9.   Qual mensagem você deixaria para as pessoas que estudam ou ensinam a língua inglesa?


Para os que estudam inglês: Estudar inglês pode ser fácil e divertido. Você pode estudar sem perceber, quando estiver tentando decorar a letra da sua música preferida, quando você estiver “mergulhado” em um mundo novo naquele livro que você gosta de ler (em inglês) naquele filme que você gosta, naquele seriado que você não perde um episódio. Em tudo isto, você pode e estará aprendendo inglês. Não procure os atalhos, você tem uma vida toda para aprender.

Para os meus amigos de profissão e vocação (sim, ser professor é uma vocação): Invista no seu inglês, faça treinamentos, leia livros, vá a conferências. Este investimento lhe trará muitos resultados positivos, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Faça a diferença na vida de seus alunos, mesmo que seja na vida de apenas um, mas faça!



Nenhum comentário: