Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O que significa “vicious” em inglês?






Mais uma vez estamos diante de um falso cognato. Se o leitor imaginou que “vicious” é o mesmo que “vicioso” no nosso português, errou. Na verdade, podemos até usar esse termo como “vicioso”, mas em frases do tipo “vicious circle” (círculo vicioso).


Como sempre dizemos: “as aparências realmente enganam”. Vejamos então alguns exemplos:


That is a vicious dog. Stay away from it!
(aquele é um cachorro feroz. Fique longe dele!)
Be careful. She can be vicious sometimes.
(cuidado. Ela pode ser perversa às vezes).



O leitor já deve ter percebido que “vicious” significa “cruel, perverso, feroz, agressivo, malvado”. O mais curioso nisso tudo é a relação da imagem dessa postagem com o vocábulo em questão: QUEM afinal é esse cara da imagem? Um punk doidão que também é professor de inglês? Não. Esse é o Sid Vicious, um músico punk inglês que foi baixista de nada mais nada menos do que daquela famosa banda punk inglesa, SEX PISTOLS.


Curiosamente, Sid Vicious, não era seu verdadeiro nome. Isso mesmo, John Simon Ritchie-Beverly, era o verdadeiro nome do músico mencionado e homenageado nessa postagem. Veja o que diz o Wikipedia:


Em Hackney (bairro no nordeste de Londres), John conheceu John Joseph Lydon (que mais tarde se tornou Johnny Rotten), John Wardle e John Gray, formando "o bando de Johns". Nessa época, ele se tornou bem amigo de John Lydon e eles já eram considerados estranhos, ele já pintava os cabelos, influenciado por David Bowie.
Antes de ser Sid Vicious, John eram chamado de Sly e acabou trocando seu apelido após levar uma mordida do roedor de John Lyndon, Sydney, e chamá-lo de perverso (vicious significa perverso em inglês - daí surgiu o nome Sid Vicious).



Para complementar essa postagem, fica o link de uma entrevista com Sid. (Atenção: O risco de palavrões é eminente. Se você é menor de idade, não deve ouvir a entrevista).





Nenhum comentário: