Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

domingo, 24 de março de 2013

LÍNGUA INGLESA PODE SER RETIRADA DO CURRÍCULO ESCOLAR: Resposta do Deputado Francisco Praciano (PT/AM)


Republiquei uma matéria aqui no blog falando sobre LÍNGUA INGLESA PODE SER RETIRADA DO CURRÍCULO ESCOLAR. LEIA AQUI. O deputado Francisco Praciano entrou em contato com o blog e pediu para que a informação fosse reescrita da seguinte forma:

“A REPORTEGEM ERROU. NÃO ESTOU PROPONDO O FIM DA DISCIPLINA DA LÍNGUA INGLESA, PELO CONTRÁRIO, ESTOU PROPONDO UMA AUDIÊNCIA PARA MELHORAR E AMPLIAR A IMPORTÂNCIA. GOSTARIA QUE O MATERIAL JORNALÍSTICO FOSSE REVISTO. Seria louvável que o material da assessoria parlamentar (abaixo) enviado aos jornais fosse lido com cuidado. A reportagem inicial que foi publicada pelo jornal Em Tempo já foi retirada do site pelo erro grave de informação, além do portal Todos pela Educação.”.  

Um abraço!

DEP. FRANCISCO PRACIANO (PT/AM)


Para que não sejamos injustos, vou repassar a mensagem do deputado na íntegra e dizer que apoio, assim como tenho certeza que todos os demais colegas da área, todo e qualquer investimento não somente na área de Língua Estrangeira, mas na educação. Disponho-me também a repassar qualquer matéria ou conteúdo que o deputado futuramente venha a publicar sobre o assunto.


PRACIANO PROPÕE DEBATE SOBRE O FRACASSO DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO.

O deputado federal Francisco Praciano (PT/AM), membro titular da Comissão Especial que foi cr@#@a na Câmara dos Deputados para promover estudos, debater com a sociedade apresentar propostas para a reformulação do ensino médio, teve aprovada ontem (terça-feira), pelos demais membros dessa Comissão, uma solicitação de Audiência Pública para debater o que o deputado chamou de “notório fracasso do processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira nas escolas do ensino médio do nosso país”.

No seu Requerimento de Solicitação da Audiência Pública, Praciano transcreve alguns trechos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, dentre os quais o que diz: “Entender-se a comunicação como uma ferramenta imprescindível no mundo moderno, com vistas à formação profissional, acadêmica ou pessoal, deve ser a grande meta do ensino de Línguas Estrangeiras Modernas no Ensino Médio”.

Para o deputado Praciano, contudo, “apesar do que dispõem os referidos documentos norteadores da educação básica nacional, é público e notório o descaso com que o ensino de língua estrangeira nas escolas do ensino médio é tratado. Na verdade, encontra-se o ensino de uma língua estrangeira, presentemente, reduzido – no tocante aos currículos das séries do ensino médio – a mero “acréscimo” dentro das condições de cada estabelecimento de ensino, sendo oferecido, ainda, principalmente nas escolas da rede pública, nas seguintes condições: reduzidíssima carga horária; deficiência quanto à formação de professores; ausência de um ambiente propício para o aprendizado da Língua (em razão, principalmente, da superlotação das salas de aula) e material didático reduzido, em regra, a giz e livro didático”.

Um dos debatedores convidados por Praciano para a Audiência que deverá ocorrer ainda neste mês de março é o professor Almeida Filho, famoso professor de Linguística aplicada da UnB. “O objetivo principal da audiência é ouvir, dos palestrantes convidados, quais as alternativas de soluções para esse fracasso”, diz o deputado praciano. 

Nenhum comentário: