Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

YOU DONTI RÉVI CASPA.





Segundo a revista PLACAR, de fevereiro de 2014, uma pesquisa realizada durante a Copa das Confederações, aquela dos protestos, detectou várias queixas dos estrangeiros (turistas e imprensa em geral) que estiveram no país que se tornará o melhor lugar do mundo para se viver depois dessa Copa.

Além do medo do caos aéreo, preços exorbitantes, problemas de mobilidade urbana, violência, calor, insetos e outros bichos, os gringos apontaram o problema na COMUNICAÇÃO como grande preocupação.

Mesmo a tarefa simples de pedir uma refeição ou uma informação é considerada um problema:

Não falo uma palavra em português e muitos colegas já me alertaram para o fato de que muitos brasileiros não sabem sequer falar inglês. Espero que eu consiga me fazer compreender de alguma maneira”, disse Julien Wolff, repórter do diário alemão DIE WELT.

O que o governo fez para tentar amenizar esse problema? Bem, segundo a própria revista, o problema da comunicação deveria ser resolvido por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Foram oferecidos os ensinos de inglês e espanhol a agentes de turismo e policiais. Será que esse programa obteve algum sucesso? Em tese, muita gente deve ter participado, mas na prática, quantos deles aprenderam a se comunicar em inglês e/ou espanhol? Não está na hora de parar de jogar números e começar a colher frutos de verdade?


Aí resta saber se não seria o caso também do turista aprender um pouco da língua do país anfitrião? 



PORTAL DA LÍNGUA INGLESA has no responsibility for the persistence or accuracy of URLs for external or third-partly internet websites referred to in this post, and does not guarantee that any context on such websites is, or will remain, accurate or appropriate.

Is something important missing? Report an error or suggest an improvement.

In some instances, I have been unable to trace the owners of the pictures used here; therefore, I would appreciate any information that would enable me to do so. Thank you very much.

Professor BRUNO CORIOLANO [ L-I-N-K

Nenhum comentário: