Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

sábado, 14 de março de 2015

Entrevista com INSUBS.


A entrevista dessa semana é com a equipe de legendadores INSUBS. Espero que gostem da mesma. Nossos questionamentos foram bem diretos e as respostas também.

Portanto, cinco minutinhos do seu tempo são mais do que necessários para tomar conhecimento de como funciona a INSUBS.  

01.     Primeiramente eu gostaria de agradecer por ter aceitado nosso convite para a entrevista. Vamos começar com o básico: como surgiu a ideia do site?

Não somos primeiramente um site, somos primeiramente uma equipe de legenda, que surgiu através de uma outra equipe extinta, e fazemos parte da comunidade do legendas.tv


02.     Como funciona o InSUBs? Qual o objetivo do site?

A equipe tem como objetivo criar legendas para as séries que gostamos de assistir.

03.     Quantas pessoas participam hoje do site e quais as funções delas? São todos legendadores?

Sim, somos todos legenders. Dividimos a equipe entre os novatos (recém-chegados, que ainda precisam aprender alguma coisa), legenders, revisores e administradores.


04.     É preciso ter alguma formação acadêmica ou ter algum curso para poder fazer parte da equipe? Qualquer pessoa pode fazer parte da equipe?

Para fazer parte de qualquer equipe de legendas é necessário saber falar bem o inglês e ter uma boa base de português. O resto nós ensinamos, não é preciso fazer um curso específico, não.

05.     Sabemos que as séries de TV lançam seus episódios e logo os fãs correm para baixá-los. Como vocês se organizam para disponibilizar as legendas?

Isso depende muito da série. Tem séries que ficam prontas em menos de 24 horas depois do episódio ir ao ar; outras podem levar até 7 dias (prazo máximo de todas as legendas).


06.     Já cometeram muitos erros? Poderiam dividir alguns momentos cômicos conosco?

Sim, já tivemos muitos erros, mas não consideramos engraçado porque levamos muito a sério esse hobby.  Quando tem um erro sempre ficamos chateados por ter deixado o dito cujo passar na revisão. 


07.     Quais séries são mais difíceis de legendar e quais são as mais fáceis?

Toda série tem sua dificuldade. O mais fácil de legendar é aquela série com a qual a pessoa está habituada. Séries médicas têm termos específicos, assim como séries jurídicas. E as comédias tem muitos trocadilhos que nos dão trabalho.


08.     Vocês já tiveram algum problema com direitos autorais ou coisa do tipo?

Não, as legendas estão em uma área considerada "cinza". Não é ilegal, contanto que a gente não ganhe dinheiro com elas, e nem podemos divulgar os arquivos de vídeo. Disponibilizamos somente as legendas.


09.     Vocês assistem à todos os episódios de todas as séries que vocês legendam?

Os revisores, sim, precisam assistir aos episódios das séries que revisam. Os legenders, não precisam, e muitas vezes não o fazem.


10.     Algum legendador já deixou vocês na mão? O que acontece quando alguém não entrega as legendas no prazo combinado?

Sempre, em todas as séries isso acontece. O revisor acaba tendo que fazer a legenda necessária, ou então ele acha outra pessoa para fazer. Isso acaba atrasando um pouco todo o processo.

11.     Como vocês escolhem quem vai legendar o que? Tipo, o legendador escolhe qual série ele quer legendar ou vocês têm alguma regra básica para isso?

Cada legender faz a legenda que mais interessa a ele =)


12.     Já aconteceu de ter uma série ou filme que quase ninguém quis legendar? Se sim, como foi? O que aconteceu?

Sim, sempre acontece. O revisor precisa se virar e fazer tudo sozinho =(


13.     Aonde vocês pretendem chegar com o site? Vocês têm planos de lançar legendas em outras línguas ou só em língua portuguesa?

Não temos ambição, só queremos continuar proporcionando legendas de qualidade para os fãs das séries. =)


Nenhum comentário: