Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Carreira do professor de Língua Inglesa


Em tempos de crise, uma das coisas que o profissional mais precisa ficar atento é à sua própria qualificação. Não está fácil encontrar posição no mercado atual, mas parar de se qualificar é parar de ampliar os próprios horizontes.

Estive lendo uma revista sobre vida coorporativa (sempre o fiz, pois me considerava com perfil para empresas) e percebi que muitas outras alternativas estão surgindo no mercado para poder ajudar os profissionais a se recolocarem no mercado.
Dada a crise financeira e a atual situação moral e política de país, é bem provável que você professor de língua inglesa (ou qualquer outro idioma) já sentiu os efeitos da diminuição de turmas e de salário no final do mesmo, certo? Mas é preciso estar atento para algumas questões profissionais.
De forma resumida, eu diria que é fundamental fazer um check-up profissional sempre, mesmo quando achamos que não deveríamos. Tomar qualquer atitude como medida de emergência seria sempre a pior opção, pois estaríamos sujeitos a tomar decisões precipitadas. O ideal seria pensar em tal opção com frequência.
É preciso traçar um plano de ação, como manter sempre o currículo atualizado (sugiro usar o perfil no LinkedIn, pois está sempre disponível online). Lógico que para atualizar o CV é preciso ter algo para acrescentar ao mesmo. Por isso é importante sempre participar de eventos com seus pares sempre que houver a oportunidade.
É importante também ter algum amigo (networking), de preferência um profissional experiente na mesma área, para que você possa “simular” entrevistas de emprego, para que você possa trabalhar em cima do que deve melhorar – nos seus pontos fracos, por exemplo.
É importante lembrar que as experiências e qualificações de cinco anos atrás não significam a mesma coisa hoje. Por isso é importante se manter atualizado ou, de preferência, sempre um passo à frente.
Faça um plano de ação escrito. Lembre-se que ideias na cabeça não servem, pois ideias se perdem com o tempo. É preciso escrever e revisitar tais ideias com frequência para promover, entre outras coisas, ajustes e adaptações. É necessário melhorar os seus pontos fracos e reforçar os pontos fortes.
Quando a mudança de posição (carreira) é inevitável, é preciso ter cabeça fria, pois, independente de qual venha a ser o próximo passo, é preciso estar qualificado.


Mantenha o perfil no LinkedIn sempre atualizado!

PORTAL DA LÍNGUA INGLESA has no responsibility for the persistence or accuracy of URLs for external or third-partly internet websites referred to in this post, and does not guarantee that any context on such websites are, or will remain, accurate or appropriate.
In some instances, I have been unable to trace the owners of the pictures used here; therefore, I would appreciate any information that would enable me to do so. Thank you very much.
Is something important missing? Report an error or suggest an improvement. Please, I strive for accuracy and fairness. If you see something that doesn't look right, contact me!
Your feedback is welcome. Please direct comments and questions to me at bruno_coriolano@hotmail.com
Did you spot a typo?
Do you have any tips or examples to improve this page?
Do you disagree with something on this page?
Use one of your social-media accounts to share this page:




Nenhum comentário: